Medicina Oral

O QUE É A MEDICINA ORAL?

Em construção e atualização permanente. Enviem atualizações sempre que puderem, de modo a nos auxiliarem na qualidade desta página. Serão dados os devidos créditos ao autor.


Algumas abordagens interessantes sobre o tema:

(1) No Portal da Medicina Oral, há um texto intitulado "O que é a Medicina Oral", conforme a seguir:

HISTÓRIA DA MEDICINA ORAL
A primeira recomendação sobre ensino da Medicina Oral foi feita nos EUA, em 1926, na Universidade de Columbia. No ano de 1933, Lester Burket, em um trabalho pioneiro escreveu a 1ª edição do livro Oral Medicine: Diagnosis and Treatment”. Em 1945 foi criada a Academia Americana de Medicina Oral.
A Medicina Oral atualmente é praticada em diversos países do mundo como EUA, Inglaterra, Portugal, Espanha, Canadá, Austrália e Índia e representa uma aproximação da Odontologia com a Medicina, Enfermagem e outras áreas da saúde, mais acostumadas a terem condutas interdisciplinares. No Brasil a Medicina Oral segue em processo de normatização estando ainda segmentada em diversas especialidades da Odontologia.
O Dentista atuante em Medicina Oral é um profissional especializado que possui formação no atendimento odontológico de pacientes com problemas sistêmicos (que atingem várias partes do corpo), experiência em diagnóstico de lesões bucais e controle clínico das dores orofaciais agudas e crônicas. Estes pacientes necessitam de cuidados especiais ambulatoriais, domiciliares ou, em certos casos, de internação hospitalar.

TOMADA DE DECISÃO
Algumas das habilidades deste profissional abrangem, a prática no atendimento de pacientes que fazem uso prolongado de medicações para tratamento de doenças sistêmicas, pelo potencial que estas drogas têm em causar interações medicamentosas e provocar efeitos colaterais bucais. Uma outra é a atuação interdisciplinar onde é necessária a co-responsabilidade médico-odontológica na tomada de decisões clínicas e terapêuticas.

NOCÕES DE DIAGNÓSTICO
Há situações onde as doenças da boca podem provocar dores, feridas ou até tumores que exigem do Dentista noções de diagnóstico semelhantes às do Médico e por isso, há necessidade de integração plena entre estes profissionais, especialmente quando também envolvem estruturas nobres da cabeça, pescoço, ouvido e garganta.
Nos textos seguintes serão explicadas as atuações dos vários segmentos da Medicina Oral.

(*) Abaixo um link para a proposta normatização do ensino da Medicina Oral no mundo