Adaptado do texto publicado no site do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte
A comissão interna do CRO-RN de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar  foi instalada oficialmente nesta última quinta-feira, 09 de junho de 2011, em solenidade  realizada às 11h30min, no auditório do Conselho.
A Comissão é presidida pela CD Diana Rosado Lopes, sendo composta ainda pelos CDs Maria Cecília Aguiar e Gláucio de Morais e Silva.
A Comissão é presidida pela CD Diana Rosado Lopes, sendo composta ainda pelos CDs Maria Cecília Aguiar e Gláucio de Morais e Silva.
Leia abaixo o discurso de posse da presidente da Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar, a CD Diana Rosado Lopes:
“É com muito prazer que, em nome da  comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (MOOH) do Conselho  Regional de Odontologia do RN (CRO-RN) hoje instalada, venho esclarecer e  informar aos presentes e interessados, alguns conceitos, números e  objetivos relacionados ao tema.
 Em 2004, foi fundada pela comissão de  MOOH do CRO-RS, a Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar  (ABRAOH). De acordo com a presidente desta Associação, a Dra. Elaine  Camargo, a OH compreende os cuidados das alterações bucais  que  exigem  intervenções de equipes multidisciplinares no atendimento  de alta  complexidade ao paciente.
 A doutora Elaine afirma também que, a  odontologia, especialidade da área da saúde, integrada ao hospital,  permite melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente.
 Com o apoio desta associação, foi criado  o Projeto de Lei 2776/2008, que torna obrigatória a participação do  Cirurgião-Dentista (CD) nas equipes multiprofissionais das Unidades de  Terapia Intensiva (UTIs) e em outras áreas de clínicas e hospitais  brasileiros, públicos e privados.
 A OH apresenta 4 vertentes: cirúrgica,  anatomopatológica, imaginológica e clínica, sendo uma das principais  funções do CD em hospitais a prevenção de pneumonia aspirativa, que  ocorre em 15% das admissões hospitalares e 25% de todas as infecções  adquiridas em UTI. Isso se deve principalmente à higiene bucal  inadequada na maioria dos hospitais associada à diminuição da  autolimpeza bucal, do fluxo salivar e da resposta imunológica do  paciente, à desidratação da mucosa bucal e à microbiota diferenciada do  ambiente hospitalar.
 O Dr. Paulo Pimentel, presidente da  Comissão de MOOH do CRO-RJ, cita os principais objetivos da presença  diária do CD em hospitais: oferecer mais dignidade, conforto, qualidade  de vida e de morte para o paciente, tratar focos agudos e oportunistas e  prevenir infecções em outros órgãos e sistemas que prejudiquem o quadro  clínico do paciente.
 O Hospital das Clínicas da Universidade  de SP (HCUSP-SP), hospital modelo no Brasil e onde tenho o orgulho de  ter realizado minha pós-graduação em OH, reduziu em 5 dias o tempo de  internação dos pacientes após a instituição do serviço odontológico de  rotina em suas UTIs nos últimos 6 meses.
 No RN, há muitos anos, existem CDs  atuando em hospitais de uma forma tímida. Porém, essa realidade vem  mudando e, aos poucos, temos mostrado a importância da presença destes  em UTIs, apartamentos e centros-cirúrgicos, nos âmbitos privado e  público
 Desta forma e com esta visão, estamos  instalando a Comissão de MOOH do CRO-RN com objetivos políticos,  institucionais, científicos, de apoio e também relacionados com a  atuação do CD em hospitais privados e públicos.
 Agradeço aos professores CDs que fazem a  Divisão de Odontologia do HCUSP-SP e ao Dr. Paulo Santos, que sempre  incentivam a evolução da OH no RN, ao doutor Paulo Pimentel, pelo  incentivo e orientações para a formação da comissão supracitada, aos  colegas que fazem parte desta comissão – Dra. Maria Cecília Aguiar e Dr.  Gláucio de Morais - e todos os outros colegas que também atuam em áreas  correlatas da OH, por estarmos juntos nessa batalha, e ao CRO-RN, na  pessoa do presidente Dr. Eimar Lopes, pela confiança na comissão e por  acreditar que podemos sempre mais."
                                                                        Natal, 09 de junho de 2011
                                                           Diana Rosado Lopes – CRO-RN: 2679
 Reunião da Comissão
A Comissão de  Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do CRO/RN tem o prazer de  convidar a todos os interessados para participar das reuniões do grupo.
 A primeira reunião está marcada para o dia 12 de julho, a partir daa 19 horas, na sede do CRO-RN. 
 O tema será "Medicina Oral e Odontologia Hospitalar: um campo em ascensão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário