Pesquisadores israelenses desenvolveram um equipamento capaz de identificar sinais químicos de câncer por meio da avaliação do hálito. O estudo foi publicado de forma preliminar pelo British Journal of Cancer e tem à frente das pesquisas o professor Hossam Haick, do Technion – Israel Institute of Technology.
O “Nano Artificial NOSE” tem tecnologia semelhante a um bafômetro, e é capaz de perceber padrões de moléculas encontradas em pacientes que sofrem de tumores no pulmão e regiões do pescoço e cabeça.
O estudo contou com cerca de 80 voluntários, sendo que 46 deles sofriam de câncer nessas regiões, incluindo olhos e boca, e 36 eram saudáveis. O nariz artificial conseguiu distinguir as moléculas dos voluntários que tinham tumores das moléculas dos que não tinham.
A expectativa é que o aparelho possa ser mais bem desenvolvido para no futuro auxiliar no diagnóstico da patologia. Os especialistas envolvidos afirmam que ainda serão necessários alguns anos de estudo para o aprimoramento do equipamento.
Fonte: Odontomagazine apud Sinog
Nenhum comentário:
Postar um comentário