segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1° Fórum das Comissões de MOOH

De 20 a 23 de Julho, aconteceu o 20º. Congresso de Odontologia do Rio de Janeiro (20.º CIORJ), dentro do qual houve, paralelamente, o III Encontro de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar e o I Fórum das Comissões de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (MOOH) dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).


 
 Confira  aqui a programação científica do  evento.

O evento iniciou com um encontro científico na área, com diversas conferências e renomados palestrantes, durante os dias 20 (manhã e tarde) e 21 (manhã), e finalizou com o I Fórum de Odontologia Hospitalar, no qual se discutiram o panorama e as perspectivas da area no país.


I Fórum das Comissões de MOOH

As Cirurgiãs-Dentistas Maria Cecília Aguiar e Diana Rosado Lopes, integrantes da Comissão de Medicina oral e Odontologia Hospitalar do CRO-RN, participaram do evento como representantes do CRO-RN.


Representantes das Comissões de MOOH de 18 estados do Brasil

Inicialmente, o presidente do CRO-RJ, Dr. Afonso Fernandes Rocha, e o Dr. Paulo Pimentel, representando a Comissão do Rio de Janeiro e o Grupo de Referência em Medicina Oral, abriram o evento e falaram sobre a situação e a necessidade de qualificação profissional de cirurgiões-dentistas nessa área.


Participaram do encontro, em prol do crescimento das áreas de Medicina oral e Odontologia Hospitalar, a Sociedade Brasileira de Medicina Oral (SBMO) e a Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar (ABRAOH), representados pelas pessoas do Dr. Luciano Vieira e da Dra. Elaine Camargo. Na ocasião, ocorreu a Cerimônia de Posse da Diretoria Biênio 2011-2012 da ABRAOH, onde Dra. Diana Rosado Lopes tomou posse como membro da diretoria dessa associação.


Para Maria Cecília e Diana, esse evento foi um “divisor de águas” dentro da Odontologia Hospitalar no Brasil, pelo grande número de participantes e pela possibilidade de unir forças dos diversos profissionais ao longo do país.


As representantes do CRO-RN informaram que a proposta da elaboração de um documento básico sugerindo a regulamentação da área foi aceita e será entregue ao Conselho Federal de Odontologia (CFO). Para tanto, foram ouvidos os representantes das comissões já estabelecidas e representantes das comissões em criação, provenientes de 18 estados do Brasil colocaram suas experiências, resultados, dificuldades e dúvidas e, ao final dos debates, a conclusão é que as angústias e objetivos são comuns, independente do local em que residem os profissionais.


O objetivo principal do fórum foi a apresentação de propostas para a legitimação institucional, acadêmica e cientifica da MOOH no Brasil, incluindo discussões sobre a escolha do nome para a área, a regulamentação da área (critérios e entidade responsável), os requisitos para atuação, o formato de pós-graduação (tempo, disciplinas, local, docentes, critérios para entrada de aluno, entre outros), o reconhecimento dos profissionais já qualificados, a necessidade de divulgar a MOOH frente aos demais Conselhos profissionais do campo da saúde etc.


Quanto a denominação “Medicina Oral e Odontologia Hospitalar”, os questionamentos foram feitos no debates, mas os representantes das entidades observaram que o termo já é aceito internacionalmente.


Conforme a Dra. Elaine Camargo, “o entendimento de que odontologia hospitalar é invariavelmente o exercício da odontologia em ambiente hospitalar e de que medicina oral é o conhecimento de protocolos médico-odontológicos, que o cirurgião dentista deve possuir para exercer a odontologia em qualquer ambiente, nos remete simultaneamente para o enfrentamento da carência de conhecimento de medicina oral e de cuidados odontológicos para o paciente hospitalizado”.


O objetivo agora é agregar todas as especialidades Odontológicas que direta ou indiretamente se relacionam à área para torná-la uma habilitação. Segundo as dentistas, as propostas sobre a forma da qualificação do profissional foram bastante discutidas, agora será definida qual será a usada, e quem ficará responsável pela capacitação. O que se sabe de concreto é que as diretrizes serão rígidas, com a intenção de formar um bom profissional e habitá-lo a essa nova realidade.


No encontro do Rio também ficou decidido que existe uma necessidade de divulgação para outros conselhos de classe sobre a interação multidisciplinar dos profissionais que atuam nos hospitais. A intenção é mostrar a importância do cirurgião-dentista como parte integrante da equipe das especialidades da área da saúde no atendimento aos pacientes internados por períodos longos, principalmente em UTIs, onde a higienização bucal é primordial para a recuperação do doente.

Leia mais sobre o tema no Portal da Medicina Oral:

MOOH consolida sua ascensão no XX CIORJ

Fotos do Encontro de MOOH do XX CIORJ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário