quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O QUE É CÂNCER? 27 de novembro é Dia nacional de Combate ao Câncer

TEMA EM CONTÍNUA ATUALIZAÇÃO. ACEITAMOS SUGESTÕES! Ultima atualização: 02/12/2011

O QUE É CÂNCER?
"Câncer  é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invade e destrói tecidos adjacentes e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processo chamado metástase. (...) Estas propriedades malignas do câncer o diferenciam dos tumores benignos, que são auto-limitados em seu crescimento e não invadem tecidos adjacentes (embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos). O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o acréscimo da idade." (UK cancer incidence statistics by age).


O DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
A data foi criada em 1988, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a doença, de modo a ampliar o conhecimento das pessoas sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. Nessa data são desenvolvidos ANUALMENTE CAMPANHAS e projetos educativos, de conscientização da população acerca da doença e dos riscos em adquiri-la.

Ainda segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações (Dia nacional de Combate ao Câncer), estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

ESTATÍSTICAS /EPIDEMIOLOGIA:
O câncer causou  em 2008 cerca de 13% de todas as mortes no mundo. (UK cancer incidence statistics by age). Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ocorrência da maior parte dos tipos de câncer diferente entre homens e mulheres, sendo os casos de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam. 

Atualmente (IBGE), o câncer é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. Somente na Região Nordeste, ele representa a terceira causa de morte por doença. Nas demais regiões, segue-se às doenças cardiovasculares, como causa de morte, com incidência maior na Região Sul.

A incidência da doença é crescente: não há motivos para COMEMORAR... Pela primeira vez, em 1979, o INCA identificou a taxa de risco para a doença, que  era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens. A incidência é crescente: de acordo com estimativa publicada em 24 de novembro de 2011 pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deverá apresentar 520 mil pessoas diagnosticadas com a doença em 2012

Estima-se (IBGE) que os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco. O tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão, em conseqüência da propagação do hábito de fumar.


A LUTA CONTRA O CÂNCER
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, em citação no site Brasil Escola, afirma que uma das maiores dificuldades na luta contra o câncer é para se fazer um trabalho preventivo, de conscientização das pessoas. Alguns tipos da doença, como de colo de útero, próstata, testículos, língua, boca, pele, dentre outros, poderiam ser diagnosticados facilmente em consultas clínicas, feitas regularmente. 

Com esse objetivo, na campanha de 2006 do INCA, foi lançado o folheto "10 dicas  para se proteger do câncer".

Já em 2007, a campanha do INCA enfocou folhetos sobre os tipos de câncer mais prevalentes, dentre os quais há um específico sobre câncer de boca.


Conforme citado nas estimativas do INCA para 2012 (pág. 27): "Para o enfrentamento do câncer, são necessárias ações que incluam: educação em saúde em todos os níveis da sociedade; promoção e prevenção orientadas a indivíduos e grupos (não esquecendo da ênfase em ambientes de trabalho e nas escolas); geração de opinião pública; apoio e estímulo à formulação de leis que permitam monitorar a ocorrência de casos. Para que essas ações sejam bem-sucedidas, será necessário ter como base as propostas em informações oportunas e de qualidade (consolidadas, atualizadas e representativas) e análises epidemiológicas a partir dos sistemas de informação e vigilância disponíveis".

PREVENÇÃO
Conforme estimativas do INCA para 2012 (pag. 25), "medidas preventivas devem ser implementadas agora para reduzir a carga do câncer, como, por exemplo, o controle do tabagismo, contra os cânceres tabaco-relacionados, e a vacinação para hepatite, contra o câncer do fígado." (...) Este documento enfatiza que  "a prevenção e o controle do câncer precisam adquirir o mesmo foco e a mesma atenção que a área de serviços assistenciais, pois, quando o número de casos novos aumentar de forma rápida, não haverá recursos suficientes para dar conta das necessidades de diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Então mais e mais pessoas terão câncer e correrão o risco de morrer prematuramente por causa da doença. As consequências poderão ser devastadoras nos aspectos social e econômico. O câncer pode se tornar um grande obstáculo para o desenvolvimento socioeconômico de países emergentes como o Brasil."


DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER
O Serviço Social e a Direção do INCA elaboraram esta publicação em 2006 para que estas informações pudessem atingir um número cada vez maior de interessados com o objetivo de responder às dúvidas mais freqüentes sobre o assunto.


São ressaltados no texto alguns dos benefícios dos usuários, como o Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente (LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social), o auxílio-doença, a Aposentadoria por invalidez, Isenção de imposto de renda na aposentadoria, Isenção de ICMS e IPVA na compra de veículos adaptados, isenção de IPI na compra de veículos Quitação do financiamento da casa própria e como fazer as retiradas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

TRATAMENTO DO CÂNCER PODE AFETAR TAMBÉM A SAÚDE BUCAL
Se você está passando por um tratamento contra o câncer, é possível que não esteja pensando na saúde bucal, mas é preciso saber que os tratamentos contra o câncer podem afetar todas as partes do corpo, inclusive a boca.
Uma boca não saudável pode aumentar o risco de desenvolver os efeitos colaterais da terapia contra o câncer e pode até mesmo interferir no tratamento.
Se você, atualmente, está sendo tratado contra o câncer, é importante informar ao seu dentista quais tipos de tratamento você está realizando, uma vez que eles podem enfraquecer o sistema imunológico e deixá-lo mais propenso a desenvolver infecções. Se possível, consulte seu dentista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, para que ele possa realizar um exame dental e os tratamentos necessários para doença gengival, cárie dentária (veja o link "tooth decay") ou outras infecções na sua boca.
Durante o tratamento do câncer, úlceras doloridas e/ou boca seca (especialmente em pessoas em tratamento para câncer de cabeça ou pescoço) são possíveis efeitos colaterais. Além de causar desconforto, isso pode aumentar o risco de cárie dentária, uma vez que a saliva remove partículas entre os dentes e ajuda a reduzir o risco. Seu dentista pode lhe receitar saliva artificial para ajudar a melhorar seu conforto e proteger seus dentes.
Seu dentista pode, também, fornecer moldeiras especiais que se encaixam na sua boca. As moldeiras são usadas para aplicar um gel de flúor regularmente nos dentes durante o tratamento do câncer, o que ajuda a fortalecê-los e protegê-los.

Alguns passos a serem seguidos para manter uma boca saudável incluem:
- Escovar os dentes duas vezes ao dia com creme dental fluoretado;
- Cessar o uso de produtos derivados do tabaco;
- Limpar entre os dentes todos os dias com fio dental;
- Umedecer a boca seca bebendo água, chupando uma pedra de gelo, mascando goma de mascar sem açúcar ou chupando balas sem açúcar; evitar enxaguatórios bucais que contenham álcool e perguntar ao dentista sobre saliva artificial;
- Enxaguar a boca após vomitar, usando um quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna;
- Procurar produtos dentais que exibam o Selo de Aprovação da American Dental Association (ADA), que indica que o produto atende às normas de segurança e eficácia – e que ele faz o que a embalagem promete;
- É importante falar com seu dentista sobre qualquer problema que você tenha com sua boca. Como os dentistas são especializados em cuidar de dentes e gengiva, eles podem ajudar a limitar os problemas bucais que podem surgir durante o tratamento contra o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário