quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

27 de novembro também foi dia Nacional de Combate ao Câncer de mama

De acordo com estimativa publicada em 24 de novembro pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deverá apresentar 520 mil pessoas diagnosticadas com a doença em 2012.


A publicação aponta que o câncer de mama  será uma das principais ameaças para as mulheres de todo o país, com altas as taxas de mortalidade, devido a tendência de que, geralmente, a doença é diagnosticada com o tumor já em estágio avançado. Para conferir a estimativa completa do Inca, CLIQUE AQUI.

O blog Help Saúde fez uma postagem muito interessante sobre o tema.

Alguém que está lendo, pode se perguntar: POR QUE ISSO ESTÁ SENDO CITADO NUM BLOG DE MOOH? Respondo eu, por vários motivos:

(1) Porque o câncer de mama acomete mulheres e homens e, independente de você ser do campo da saúde e tratar de pessoas que estão sofrendo da doença, você (enquanto indivíduo) pode ser acometido por essa doença;

(2) Porque entendo que, enquanto profissionais de saúde, nossa responsabilidade e competência não se restringem a área específica de atual individual. O VERDADEIRO PERIODONTISTA não cuida apenas de gengivas e tecido de suporte dentário , como também o VERDADEIRO NEFROLOGISTA não cuida apenas dos rins, assim como o VERDADEIRO NUTRICIONISTA não se limita aos aspectos dietéticos. Ao sermos profissionais de saúde, se quisermos fazer a diferença, temos de aprender a ser promotores de saúde, o que reflete em agir além do campo restrito de atuação individual, de forma interdisciplinar e colaboradora, sem, contudo, invadir as demais áreas de atuação;

(3) Porque o Cirurgião-dentista é importante nas fases pré, trans e pós terapêutica anticarciongênica, no preparo de boca para remoção de focos infecciosos que possam prejudicar o tratamento (radioterapia e quimioterpaia), além de prevenir ou palear as mucosites oral (principalmente nos casos de quimio) e as alterações salivares (nos casos de radioterapia onde há radiação decundária com incidência em glândulas salivares), de modo a proporcionar conforto e qualidade de vida ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário