segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Reunião de Dezembro de 2011 do GEMOOH-RN


ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO GRUPO DE ESTUDO EM MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO RIO GRANDE DO NORTE
 
 Ao sexto dia do mês de dezembro de 2011, as 19h, no Auditório do Conselho Regiona de Odontologia – secção RN (CRO-RN), situado a Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis - Natal/RN, reuniram-se em Assembléia Geral Ordinária os membros da Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (COMOOH-RN) com os profissionais e acadêmicos da área odontológica e demais interessados no tema, que figuram na lista de presença.

A Dra. Diana Rosado Lopes, presidente da COMOOH-RN, abriu a sessão, tendo feito uma breve revisão sobre sobre a reunião anterior do Grupo de Estudos de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (GEMOOH/CRO-RN), sobre a situação atual da Comissão e do Grupo de Estudo (GEMOOH /CRO-RN), bem como um panorama da Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (MOOH).

Os Drs. Eduardo Roma e Diana Rosado Lopes ficaram como secretários, responsáveis pela redação da ata. A reunião teve início com a leitura da pauta proposta pela comissão, tendo sido estabelecida uma ordem, de acordo com a conveniência dos assuntos a serem discutidos, como se segue:
 
(1) Jornada Universitária de Odontologia do RN - aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro e foram relatados os principais temas discutidos no evento: necessidade de uma check list nos hospitais para melhor divulgar a MOOH neste ambiente, de modo a esclarecer o real papel da Odontologia Hospitalar, diminuindo o desconhecimento sobre o assunto por parte dos profissionais envolvidos nos cuidados dos pacientes internados de forma geral, visando que as condições bucais dos pacientes sob seus cuidados sejam avaliadas e, caso alguma alteração seja encontrada, que a presença do Cirurgião-Dentista para avaliação e acompanhamento do caso seja solicitada, para atuação em conjunto com os demais membros da equipe.
 
(2) Finalizada a ata do 1º Fórum das Comissões de MOOH – foi passada a importância desta ata e a partir de que a mesma foi redigida. Foram discutidos os próximos passos de acordo com a discussão que ocorreu no grupo de estudo virtual do Facebook (Medicina Oral e Odontologia Hospitalar).

A Dra Diana propôs a realização de uma mini jornada de 02 dias com 4 temas, com professores convidados de fora e com o apoio do presidente Dr. Eimar Lopes, presente no encontro. O mesmo sugeriu que fosse realizado no 2º semestre. Precisamos criar um nome para o encontro, pensar nos ministradores e pra quem seria o evento (acadêmicos, CDs, TSB, ASB, TPD, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem... também os conselhos regionais da área de saúde). Alguns nomes foram sugeridos, porém, na próxima reunião a comissão trará uma idéia melhor formatada.

(3) Proposta de Assessoria de Imprensa, em âmbito nacional, para a área de MOOH
A idéia de termos um assessor de imprensa para a MOOH foi lançada pela Dra. Maria Cecília Aguiar no grupo de estudo virtual do Facebook, onde foi elogiada e discutida e, portanto, foi trazida para o grupo para discussão.

O Dr. Eimar acha que a melhor forma de divulgação é através de eventos e serviços prestados, sugerindo também a criação de uma associação regional, que poderia ser vinculada a uma nacional.

(4) Projeto de atendimento dos pacientes especiais nos hospitais regionais do estado – Dr. Cícero Gadê
O cirurgião-dentista não confirmou a presença, ficando para uma próxima oportunidade.

(5) Aula da Dra Áquila Dantas intitulada “Odontologia para Pacientes Portadores de Necessidades Especiais ao nosso alcance"

A especialidade surgiu em 2002, data de sua resolução e definições. Hoje, no estado, temos somente um CD inscrito no CRO como especialista na área.

A colega começou mostrando um breve histórico sobre os Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) e a odontologia para os mesmos. Discutiu a evolução da nomenclatura “Pacientes Excepcionais”, passando pelos Especiais e chegando até o que conhecemos hoje como “Pacientes com Necessidades Especiais – PNE”. Em seguida, falou sobre o desenvolvimento quanto ao conhecimento e ao manejo dos PNE. Após isso, a Dra. Áquila citou a classificação dos PNE, os tipos de contenção (física - ativa e passiva- e química), as técnicas de manejo da conduta e como é feita a monitoração do paciente. Por fim, mostrou alguns casos clínicos e divulgou o curso de especialização em PNE da COESP-PB.

Ao término da palestra, a Dra. Lucyana Ramalho questionou como é o protocolo para internação de paciente para procedimento odontológico em Centro-Cirúrgico pelo SUS, particular e por convênios. Dr. Eimar Lopes sugeriu a confecção de diretrizes para isso, de modo que seja regulamentado e operacionalizado. Frente a isso, a Dra Diana Lopes se comprometeu de reunir-se com alguns colegas para operacionalizarem a redação desse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário