sábado, 15 de outubro de 2011

15 de outubro: Dia Mundial de Lavar as Mãos

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a maioria das infecções por bactérias, vírus e fungos pode ser prevenida por meio de uma única medida: lavar as mãos sempre e de forma correta. Esse simples hábito previne doenças como gripe, resfriado, conjuntivite, pneumonia e diarreias. Conforme a UNICEF, este ato preveniria 3,5 milhões de mortes de crianças por ano.

É fundamental  lavar as mãos em situações corriqueiras  como antes de comer e de manipular alimentos ou depois de ir ao banheiro e de assoar o nariz, por exemplo. PORÉM, Quando se pensa em ambiente hospitalar, O coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz, Carlos Eduardo Figueiredo, explica que "lavar as mãos é o único ato que tem comprovação científica de redução eficaz de doenças e infecções hospitalares".

Neste sábado (15) é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos em mais de 85 países. Iniciada em 2008, a data é endossada por uma grande variedade de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas que abraçaram a causa espalhadas por todo o mundo.

Na última sexta-feira (14) o Ministério da Saúde do Brasil, em parceria da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), lançou a campanha "Saúde a Gente Também Aprende na Escola. Lave as Mãos com Água e Sabão". O tema do ministério é "Mãos: Toda Vez que Você Lava, Ganha Saúde."

O Ministério lançou um site sobre o tema e disponibilizou vídeos e imagens, voltados principalmente para o público infanto-juvenil. Confira aqui as imagens da campanha. Ministro Alexandre Padilha vai pessoalmente a uma escola, em Teresina (PI), para conscientizar população sobre a importância do gesto para a saúde.

O desafio do Dia Mundial de Lavar as Mãos é transformar a lavagem das mãos em comportamento automático que deve ser realizado nas escolas, comunidades e nas casas de todo o mundo. A grande mudança no comportamento de higienização das mãos é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de reduzir as mortes entre crianças menores de cinco anos em dois terços até 2015.
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conforme o Ministério da Saúde, as principais orientações para lavar as mãos de forma correta:
- Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;
- Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;
- Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;
- Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;
- Enxague bem as mãos com água;
- Seque as mãos com papel toalha e o utilize para fechar a torneira.


A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) recomenda a seguinte técnica de lavagem das mãos para os profissionais de saúde:
1.  Retirar anéis, pulseiras e relógio.
2.  Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia.
3.  Colocar nas mãos aproximadamente 3 a 5 ml de sabão. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico.
4.  Ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos.
5.  Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos (o uso de escovas deverá ser feito com atenção).
6.  Os antebraços devem ser lavados cuidadosamente, também por 15 segundos.
7.  Enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão.
8.  Enxugar as mãos com papel toalha.
9.  Fechar a torneira acionando o pedal, com o cotovelo ou utilizar o papel toalha; ou ainda, sem nenhum toque, se a torneira for fotoelétrica. Nunca use as mãos.


* A OMS recomenda que o procedimento dure entre 40 e 60 segundos. A torneira deve ficar fechada enquanto as mãos estão sendo ensaboadas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para quem quiser se aprofundar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançou, em 2001, o boletim informativo "lavagem de mãos para prevenir infecção hospitalr, e, em em 2007, o manual "Higienização das mãos em serviços de saúde", e a FIOCRUZ também aborda o tema.

Além disso, encontramos alguns artigos interessantes:

Um comentário:

  1. Não sabia que existia até um dia para comemorar o lavado de mãos! incrível! há dia para tudo! haha!
    Alguém sabe se existe o dia da gastroenterologia?

    ResponderExcluir