segunda-feira, 14 de novembro de 2011

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Segundo dados divulgados pelo Programa Bem Estar, diariamente, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm diabetes, uma doença metabólica provocada pelo excesso de açúcar no sangue que acomete 10 milhões de pessoas no país.

Fonte: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/09/28/620x802-diabetes.jpg
 
Pelo fato de ser um problema de Saúde Pública de âmbito mundial, foi criado criado em 1991 o Dia Mundial do Diabetes, pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Celebrado em 14 de novembro, visto como a maior iniciativa mundial em torno da doença.

A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Em 2007, a IDF lançou a idéia de iluminar de azul, monumentos em várias cidades do mundo, para chamar a atenção para o tratamento da diabetes. Essa campanha procurou escolher um ícone simples, que pudesse ser desenhado inclusive por uma criança. Assim, o símbolo adotado foi o círculo azul. O círculo simboliza a vida, a mãe terra e a saúde em várias culturas. Nesta campanha ele simboliza a união, em prol da campanha. O azul é a cor do céu e também da bandeira da ONU, que também representa a união entre os países.


A IDF lançou em 2010 "Um chamado para agir pela diabetes". O documento explica aos líderes mundiais a necessidade de investir na diabetes e destaca um marco de ação para todas as partes interessadas nos diferentes níveis sociais. Ele serve como um guia, incluindo  cuidados essenciais para todas as pessoas com diabetes, e visa garantir ações, compromisso, apoio e recursos para a diabetes.

Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por milhares de associações de mais de 160 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral.

2011 é um ano simbólico
Em 2011 o Dia Mundial da Diabetes está focado na educação e na prevenção da diabetes, tema escolhido até 2013. O ano também é marcado por dois eventos de grande importância para a comunidade mundial da diabetes: a cúpula das Nações Unidas sobre as Doenças Não Transmissíveis (DNTs) em Nova Iorque, em setembro, e o Congresso Mundial de Diabetes, em Dubai, em dezembro.
 
A IDF e a Sociedade Brasileira do Diabetes (SBD) disponibilizou este ano uma seleção de novos materiais  para promover o tema, caracterizados em www.worlddiabetesday.org juntamente com os outros itens promocionais da campanha 2009-2013, conforme a seguir:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário