sábado, 12 de novembro de 2011

Reunião de Novembro de 2011 do GEMOOH-RN

ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO GRUPO DE ESTUDO EM MEDICINA ORAL E ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO RIO GRANDE DO NORTE

Ao dia 1º do mês de novembro de 2011, as 19h, no Auditório do Conselho Regional de Odontologia – secção RN (CRO-RN), situado a Rua Cônego Leão Fernandes, 619 - Petrópolis - Natal/RN, reuniram-se em Assembléia Geral Ordinária os membros da comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (MOOH-RN), profissionais e acadêmicos da área odontológica e demais interessados no tema, que figuram na lista de presença.

A presidente da comissão de MOOH-RN, Dra. Diana Rosado Lopes, abriu a sessão, tendo feito uma revisão sobre como a situação atual da Comissão e sobre a reunião anterior do Grupo de Estudos de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (GEMOOH-RN). A Dra. Janaína Gomes de Paiva Amorim e a Dra. Diana Rosado Lopes ficaram como secretárias, responsáveis pela redação da ata.
A reunião teve início com a leitura da pauta proposta pela comissão, tendo sido estabelecida uma ordem, de acordo com a conveniência dos assuntos a serem discutidos, como se segue:

(1) Ciclo de Atualização Clínica de Mossoró-RN
Aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro e tratou de temas como Urgências Odontológicas, Odontologia Hospitalar e Lesões Orais. Foi citada a boa receptividade dos CDs da cidade, com uma grande quantidade de TSB e ASB presentes. Foi também explicada a sequência da palestra, que passou pela teoria de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar, com histórico e casos clínicos.

(2) X Jornada Universitária de Odontologia do RN (JUORN)
Divulgada a jornada, evento com temas diversos, a ser realizada na ABO. A CD Tathyana Pereira, presente no encontro e parte da comissão científica da jornada, aproveitou para explicar melhor para os presentes.

(3) Divulgação do grupo no Jornal Impresso do CRO-RN
Foi mostrada a matéria sobre o encontro do Grupo de Estudo em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar (GEMOOH), assim como a matéria sobre o Ciclo de Atualização realizado em Natal em abril deste ano, quando o Dr. Paulo Pimentel, presidente da Comissão de Medicina Oral e Odontologia Hospitalar do CRO-RJ, falou para a platéia.

(4) Aula da Dra Érika Vidal Costa Rêgo intitulada ”Atendimento Odontológico para o Paciente Cardiopata – Instituto do Coração (InCor – FMUSP)”

A Dra. Érika iniciou explicando o que é o InCor (Instituto do Coração) no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP, quais são os outros institutos e o que é o aprimoramento em Odontologia Hospitalar.

No que se refere ao paciente cardiopata, foi citada a importância de se saber o diagnóstico do paciente, os medicamentos em uso, a situação sistêmica do paciente e os cuidados odontológicos necessários para o tratamento.




Foram citadas as diferentes atividades da Odontologia no InCor:
a) Atividades de ensino: treinamento de profissionais através de grupos e aulas
b) Atividades de pesquisa: protocolos de pesquisa
c) Atividades de assistência (pré-operatório; anticoagulados ou usuários de antiagregantes; necessidade de atendimento intra-hospitalar, pacientes de protocolos de pesquisa)

Foram apontadas as diferentes unidades do hospital que encaminham para a Odontologia e como isso acontece, citando a interface da odontologia com a medicina.

A palestrante foi questionada sobre a diferença entre marcapasso e Cardio-desfibrilador implantável (CDI) e explicou, sendo complementada pelo Dr. Felipe
Rêgo, médico cardiologista presente.

A Dra Érika explicou porque é realizada a profilaxia antibiótica no instituto, mesmo não sendo indicado pela American Heart Association (AHA).

Questionada sobre a utilização do óxido nitroso para sedação, ela explica que na maioria das vezes o paciente pediátrico vai p Centro Cirúrgico pela urgência do caso.

Foram mostrados os locais de atendimento (ambulatórios, enfermarias e centros-cirúrgicos) e como eles acontecem.

Foi explicada a relação da odontologia com os pacientes anticoagulados, com os usuários de antiagregantes e com os anestésicos locais utilizados neste pacientes. Este último gerou discussão principalmente pela Cd Áquila Dantas, que usa mepivacaína com vasoconstrictor.

(5) Discussões Finais e Próximo Encontro

Ao fim da explanação, alguns assuntos ainda foram discutidos como: a necessidade de divulgação dos encontros e a importância dos mesmos e a situação da Odontologia nos PSF.

Encerraram-se assim os trabalhos, às 21h30min, ficando confirmada a data da próxima Assembléia Geral Ordinária para o dia 06 de dezembro de 2011, às 19 horas, com conferência prevista com a Dra Diana Rosado Lopes, intitulada “Odontologia com equipamento portátil para Hospitais, Domicílios e Hotéis para Idosos – experiência da H3 Odonto em Natal-RN” (posteriormente alterada para a conferência da Dra. Áquila Dantas sobre o funcionamento do Curso de Especialização em Pacientes com Necessidades Especiais da COESP – Paraíba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário