domingo, 13 de novembro de 2011

O ônus físico pela ótica das cuidadoras familiares de idosos com episódios de AVC

Publicado em 04/11/2010, no Portal do Envelhecimento

A proposta da pesquisa intitulada O ônus físico pela ótica das cuidadoras familiares de idosos com episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC), de Alessandra Peregrine Primo, defendida em março na PUC-SP, sob a orientação da Profa. Dra. Ursula M. Karsch, foi refletir sobre o ônus físico (burden) enfrentado pelas cuidadoras de idosos dependentes, visto pela ótica da própria cuidadora ao longo da sua experiência no desempenho do seu papel, após um ou mais episódios de acidente vascular cerebral (AVC) de pessoa idosa necessitada de cuidados e com perdas de independência física.

A pesquisa com dados qualitativos foi realizada no município de Toledo – PR, em 2004, com cuidadores de oito adultos acometidos por AVC após a alta hospitalar, tendo a cuidadora mais de 50 anos de idade. A pesquisadora assinala que o procedimento metodológico foi a pesquisa empírica através do uso de questionários aplicados em visitas domiciliares.

Segundo Alessandra Peregrine Primo, o instrumento da pesquisa foi composto para contextualizar a sobrecarga do cuidador através da coleta de informações sobre as sensações de seu ônus físico frente às suas tarefas e cuidados com o familiar dependente e dar visibilidade a indicadores de ônus e desgaste do cuidador familiar de idosos para ampliar a visão de elementos subjetivos que compõem as perdas que ocorrem nos cuidadores de idosos dependentes sem apoios externos.

A pesquisa contém três capítulos, além da introdução e das considerações finais. O trabalho está dividido em: o envelhecimento populacional, os desafios enfrentados pelos idosos com as doenças crônico-degenerativas e as dependências instaladas, o ônus emocional e social dos cuidadores, com ênfase no ônus físico. Os dados da pesquisa e seus resultados completam o estudo.

Com este estudo, a pesquisadora espera ter colaborado para aprofundar o conhecimento referente ao cuidador familiar e ao ônus que experimenta, seja ele, físico, emocional e ou social, tendo em vista que a sobrecarga vivida pelo cuidador depende de fatores como estresse, isolamento social, dentre outros, e não apenas do grau de incapacidade do idoso, sendo de grande importância o significado das mudanças e acréscimo nas tarefas diárias para o cuidador.

De acordo com Primo, os resultados da pesquisa apontam para esposas-cuidadoras com idade média de 68 anos, revelando intensa sobrecarga de trabalho para a realização das tarefas direcionadas ao cuidado do idoso, da família e das tarefas domésticas. Ela finaliza afirmando que o ônus físico e emocional destas mulheres repercute na sua própria saúde e no isolamento social.

PRIMO, A. P. O ônus físico pela ótica das cuidadoras familiares de idosos com episódios de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dissertação e Mestrado, PUC-SP, 2005. E-mail: lepprimo@uol.com.br

O questionário e a técnica de aplicação em visitas domiciliares foi um sub-produto da pesquisa realizada na PUCSP nos anos 90 pelo Grupo de Pesquisa Epidemiologia do Cuidador, do qual a pesquisadora participou e publicado pela EDUC, "Envelhecimento com Dependência: Revelando Cuidadores", São Pau1o, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário