sábado, 5 de novembro de 2011

Mercado de trabalho está em alta para os chamados cuidadores de idosos


 
O Brasil têm hoje mais de 22 milhões de idosos, segundo o levantamento do IBGE. O aumento da expectativa de vida da população criou uma demanda para uma nova categoria profissional: a dos cuidadores. São eles que acompanham as necessidades do idoso no seu dia a dia e facilitam a vida da família.

Com o envelhecimento da população brasileira um novo profissional se faz necessário: “aquele que cuida” 
01/11/2011 - por Portal do Envelhecimento
 
Seu Inácio de 74 anos tem Alzheimer e Esquizofrenia, ficou totalmente dependente há um ano. Enaura Santos é cuidadora de idosos e fica na casa da família durante todo o dia. Jacira da Silva Araújo (aposentada) desabafa: "Agora dá para eu sair de casa, é que antes eu não saia, nem de casa, porque era diariamente com ele, direto, né!"

Enaura, a cuidadora de Seu Inácio conta quais foram as razões para que ela escolhesse a profissão de cuidador: "Eu acho que eu escolhi por causa do amor mesmo pela profissão. Também se torna uma pessoa mais útil, né. Sabe que a gente tá sendo útil para a pessoa e para a família."

O Guia Prático do Cuidador elaborado pelo Ministério da Saúde avalia que "O bom cuidador é aquele que observa e identifica o que a pessoa pode fazer por si, avalia as condições e ajuda a pessoa a fazer as atividades. Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita, estimulando a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas. Isso requer paciência e tempo."

Antigamente era comum pedir às empregadas domésticas que cuidassem dos idosos, mas atualmente não é mais assim. A reportagem afirma: "O mercado de cuidadores está em alta, mas duas características são fundamenteis para esta profissão: gostar de idoso e ter muita paciência."

Enaura foi contratada através de uma agência especializada nesse tipo de profissional. O funcionário ganha entre R$800 e R$1000 reais, de acordo com a carga horário.

Bruna Barreto, enfermeira chefe esclarece: "Uma grande parte do nosso quadro de clientes são pessoas que estão preocupadas e que precisam dessa ajuda ou não tem noção de como lidar com um paciente com Alzheimer. Então eles entram em contato conosco para a gente realmente dar esse passo a passo e instruí-los de como seguir com esse idoso."

A reportagem, resumidamente, afirma que o cuidador de idoso é indicado para pacientes que são dependentes por causa da idade ou por doenças como Alzheimer por exemplo. Mas não substitui um enfermeiro.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Claudio Porto, diz que "no momento em que é preciso ter procedimentos técnicos, neste ponto é que se faz a importância da presença de um profissional de enfermagem".

A reportagem ainda informa que para trabalhar como cuidador é preciso fazer um curso de capacitação em que os alunos aprendem noções de primeiros socorros e as doenças comuns nessa fase da vida.

Clauber Faria Laham, geriatra alerta para a importância da regulamentação da profissão de cuidador: "Se essa profissão não está bem estabelecida e a formação não estiver de alguma forma homogênea, você vai ter pessoas fazendo coisas que não sabem fazer e pessoas fazendo coisas corretamente. Como é que você vai saber quem é um bom profissional e quem não é?

"Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo. Uma planta, uma criança, um idoso, o planeta Terra. Tudo o que vive precisa ser alimentado. Assim, o cuidado, a essência da vida humana, precisa ser continuamente alimentado. O cuidado vive do amor, da ternura, da carícia e da convivência". (BOFF, 1999)

Referências

AFONSO, R. (2011). Profissão de cuidador de idosos está em alta no país. Disponível em http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52%2c15%2c226840%2cjornalismo%2credetv-news%2cprofissao-de-cuidador-deidosos-esta-em-alta-no-pais. Acesso em 28/10/2011.

IMAGEM (2011). Disponível em http://impressoesvirtuais.blogspot.com/2011_04_01_archive.html. Acesso em 28/10/2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (2008). Guia Prático do Cuidador. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_cuidador.pdf. Acesso em 28/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário