quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Atendimento dentário a domicílio é tendência que garante conforto dos pacientes

Essa demanda justifica-se pela crescente população idosa que possui difícil locomoção

Pode parecer estranho na atualidade o dentista ir até os pacientes nas residências, asilos ou empresas para realizar tratamentos dentários. No entanto, o atendimento deste tipo pode voltar ao mercado e alguns especialistas já estão investindo em um novo conceito de prestação de serviços na área da saúde, enfocando o binômio paciente-família.

Segundo o cirurgião-dentista Ismael Marques Novo, especialista em Periodontia, essa demanda justifica-se pela crescente população idosa que não possui fácil locomoção, pacientes com necessidades especiais, como as vítimas de AVC, derrames, problemas ortopédicos, autismo, paralisia cerebral, imobilização temporária, vítimas de fraturas, quedas, acidentes e outros, além de uma parcela da população, que não possui disponibilidade de tempo para ir ao consultório ou ser atendido em horários convencionais.

— A carência desses pacientes por um tratamento conveniente com as suas dificuldades é que levou a buscar uma forma de suprir, de maneira fácil e eficiente, o atendimento odontológico fora do consultório, como nas próprias residências, hospitais, casas de saúde, casas de repouso — afirma Marques.

O serviço pode custar mais caro, mas garante o conforto no atendimento, como destaca o cirurgião-dentista:

— Não deixa de ser um serviço delivery que antes era restrito à área de alimentação, farmácia, locação de vídeos, por exemplo.

Segundo ele, se pode observar nas pesquisas é que a grande maioria desses pacientes não costuma frequentar os consultórios odontológicos, o que acarreta uma saúde oral precária, com perda de muitos dentes, próteses mal adaptadas, problemas gengivais, mau hálito, dor, entre outros.

O atendimento conhecido como "home care" consiste em visitas domiciliares, onde o dentista e a auxiliar irão munidos de um equipamento portátil, completo e de fácil manuseio. O material é todo esterilizado em autoclave ou descartável, ou seja, o consultório vai até o paciente.

— As pessoas sentem vantagens desse atendimento que está cada vez mais viável, deixando de considerado "de rico", pois o tempo para muitas pessoas é o fator mais importante a ser economizado, além da segurança e do conforto — esclarece Marques.

FONTE: BEM ESTAR

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