Muito tem se falado sobre a Toxina Botulínica e é sabido que esta já é usada há bastante tempo em pacientes que apresentam distonias musculares. É comum que pacientes com diagnóstico de alterações neurológicas, congênitas ou não, contraiam constantemente a musculatura de membros inferiores e superiores, o que dificulta diversas atividades do dia a dia.
É importante lembrar que é comum também o trismo nestes pacientes, muitas vezes acompanhado de bruxismo e apertamento, o que dificulta a higiene oral, o tratamento odontológico e a alimentação, além de desgastar cada vez mais a estrutura dentária, com possibilidade de mordedura de lingua, bochecha e lábios.
E é neste momento que entra a aplicação da Toxina Botulínica na musculatura da mastigação como um importante fator terapêutico, evitando todos os transtornos citados e outras que porventura não foram citados. Gosto muito deste artigo de 2002, que elucida muitos questionamentos e nos estimula a pesquisar cada vez mais sobre o assunto. Continuemos andando pra frente!
Sejam bem-vindos ao Blog "Medicina Oral e Odontologia Hospitalar"! Agradecemos sua visita e esperamos que esse espaço seja útil para esclarecer, divulgar, discutir e trocar experiências, visando o crescimento e a valorização da MOOH. Sintam-se a vontade para comentar e sugerir temas ou nos enviar textos para publicação (que receberão os devidos créditos). Se considerarem relevante, indiquem este blog e, caso possuam site ou blog, nos incluam em suas indicações de links. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário