quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 de setembro é o Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito

Data visa conscientizar população sobre problema que acomete cerca de 57 milhões de brasileiros de forma esporádica ou crônica.
 

Confira dicas para garantir um hálito saudável
Capaz de destruir a autoestima e prejudicar relações em todas as esferas, o Mau Hálito atinge cerca de 30% da população brasileira – nada menos de 57 milhões de pessoas – de forma ocasional ou crônica. Para ajudar a resolver o problema, a ABHA (Associação Brasileira de Halitose) estabeleceu a data de 22 de setembro como o Dia Nacional do Combate à Halitose, popularmente conhecida como mau hálito. A campanha conta com a adesão dos membros da ABHA em mais de 20 Estados do país que, a partir da data, irão ministrar palestras educativas em escolas, empresas e espaços públicos, orientando o publico sobre os cuidados necessários para manter uma boa saúde bucal.

Boa parte das pessoas com mau hálito nem suspeita que está com a alteração. “O nariz acostuma-se com o odor e deixa de percebê-lo. Como também não adianta improvisar nenhum tipo de teste em si mesmo, o jeito é perguntar a alguém de confiança ou a um profissional”, alerta Marcos Moura, presidente da ABHA.
De acordo com a associação, 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal, devido a problemas de pouca salivação ou ainda má higienização, periodontite, gengivite e cáries. Por este motivo, o consultório do dentista realmente deve ser o primeiro lugar a ser procurado por quem deseja evitar ou eliminar o problema. O estômago, ao contrário do que muitos pensam, responde por apenas 1% dos casos de halitose.

À medida que envelhecem, as pessoas também vão ficando mais suscetíveis a desenvolver mau hálito: estudos apontam que a incidência de halitose na população brasileira é de 17% na faixa etária de zero a 12 anos, 41% de 12 a 65 anos, e 71% acima de 65 anos, devido à redução da função das glândulas salivares.

A ABHA lembra que combater a halitose é de extrema importância, afinal além de contribuir com inúmeras doenças, o mau hálito segrega o portador, levando-o ao isolamento social e amoroso. Um dentista qualificado devolve o hálito puro ao paciente, ajudando-o a resgatar sua posição na sociedade.

“O dia 22 de setembro marca o início de uma série de atividades dos membros da ABHA em todo o Brasil. Esclareceremos dúvidas, mitos e explicaremos tudo sobre o mau hálito e suas causas. Empresas, escolas e órgãos públicos interessados em saber mais sobre o assunto podem nos procurar, solicitando palestras gratuitas que serão ministradas por profissionais qualificados no combate à halitose”, afirma Marcos Moura.

A seguir, algumas dicas divulgadas pela associação para combater o mau hálito:
• Alimente-se no mínimo a cada 3 horas para incentivar a salivação e combater a boca seca, grande causadora do mau hálito
• Alimentos cítricos, como a laranja, estimulam as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.
• Faça uma boa higienização após as refeições, escovando os dentes, usando fio dental e também raspador lingual para remover a saburra lingual principalmente no 1/3 posterior da língua.
• Tome ao menos 2 litros de água por dia para se hidratar e incentivar a produção de saliva, lembrando que 90% da constituição da saliva é água.
• Alguns medicamentos reduzem a salivação, deixando a boca seca e causando o mau hálito: quem toma remédios para emagrecer, depressão, artrite ou hipertensão precisa ficar atento.
• Sinusites crônicas, diabetes, problemas hepáticos e renais podem gerar mau hálito. Quem sofre destes males deve redobrar a atenção
• Mascar chiclete após as refeições ajuda a limpar a cavidade bucal e estimula a produção de saliva. Opte pelos sem açúcar.
• Antissépticos bucais à base de álcool ressecam a mucosa bucal e agravam ainda mais o problema do mau hálito. Prefira os sem álcool na fórmula.
• Cuidado com as dietas com baixo consumo de carboidratos. Como elas levam à queda dos níveis de glicose e à queima de gordura, podem gerar halitose. Mantenha algumas porções de carboidratos e fibras em sua alimentação diária.
• Tente controlar o estresse, já que o fluxo salivar tem relação direta com o equilíbrio do sistema nervoso central.
• Para ajudar a alertar as pessoas sobre o problema da halitose, a ABHA mantém em seu site o SOS Mau Hálito, serviço que através de e-mail ou carta avisa sobre alteração no hálito sem nunca revelar o nome da pessoa por trás da informação. Se você tem um(a) amigo(a) com mau hálito, vá direto ao link do SOS MAU HÁLITO
ABHA – (11) 2887-1212
A ABHA tem associados em vários Estados brasileiros que podem atender a imprensa no caso de solicitação de entrevistas.

Sobre a ABHA – A Associação Brasileira de Halitose não tem fins lucrativos e conta com cirurgiões dentistas filiados em cerca de 20 Estados brasileiros. Seu principal objetivo é informar a população sobre as causas da halitose, fornecendo informações sérias e precisas sobre prevenção e tratamento.

Um comentário:

  1. A campanha da ABHA ganha repercussão nacional. Além das várias postagens aqui, acompanhem:

    http://www.odontomagazine.com.br/2011/09/21/dia-nacional-de-combate-ao-mau-halito-acontece-nesta-quinta-feira/

    Neste dia, acontecerá o workshop com o tema “Halitose – porque introduzir esse assunto na rotina diária?”, ministrado por Eduardo Pedrazza Dutra e Marignês Theothonio dos Santos Dutra. O evento faz parte da programação do 19º Conclave Odontológico Internacional de Campinas (COIC).

    No sábado (24/9) haverá uma Conferência de Halitose sobre terapias complementares para pacientes com halitose e portadores de alterações psicossomáticas. A responsável pela atividade, que acontecerá dentro da 16ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de Goiás (Ciogo), será Roberta Bianka Ribeiro Guimarães.

    ResponderExcluir