quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dentistas são proibidos de usar botox para fins estéticos

saiu no site do CFO:


Brasília – A partir de hoje (5), dentistas estão proibidos de usar a toxina botulínica, mais conhecida como botox, e o ácido hialurônico, aplicado contra rugas, para fins estéticos. O veto é do Conselho Federal de Odontologia, publicado hoje no Diário Oficial da União.

De acordo com a resolução, os dentistas podem usar a toxina somente em casos terapêuticos. O ácido está proibido em qualquer tipo de tratamento. O conselho argumenta que o preenchimento facial ou labial para correção estética não é atividade de cirurgião-dentista. Outro argumento é a falta de estudos sobre a segurança do uso dessas substâncias em tratamentos odontológicos.

O presidente do conselho, Ailton Morilhas, disse que o objetivo da resolução é reforçar o que o cirurgião-dentista está autorizado ou não a fazer. Segundo ele, o conselho federal não tem conhecimento de casos de uso irregular das substâncias por dentistas. “Antes de ocorrerem problemas decidimos nos antecipar. É proteger a saúde do cidadão”.

“A literatura até o momento não oferece condições seguras de utilização destas substâncias e há falta de evidência científica na área odontológica”, diz a resolução. “Não há nenhuma norma ou legislação que ampare o cirurgião-dentista no emprego de técnicas ou medicações para preenchimento facial ou labial em sua área de atuação, com finalidade eminentemente estética, com emprego de substâncias como ácido hialurônico e toxina botulínica”.

Segundo o código de ética da categoria, constitui infração quando o dentista oferece tratamento ao qual não tem capacitação ou executa, mesmo que em um hospital, cirurgia fora do âmbito da odontologia.

O texto foi alterado para acréscimo de informações
Edição: Rivadavia Severo
Fonte: Agência Brasil – 05/09/2011

3 comentários:

  1. O blog "Dicas odonto" postou um texto interessante sobre o tema: http://www.dicasodonto.com.br/2011/09/07/botox-nao-causa-relaxamento-nos-dentistas/

    Há uma petição online, abaixo assinado, solicitando revisão do assunto - http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=toxina .

    ResponderExcluir
  2. matéria sobre o tema no Estadão: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,dentistas-sao-proibidos-de-usar-botox-para-fim-estetico,768813,0.htm

    ResponderExcluir
  3. O Professor Edécio Francisco também se manifestou sobre o assunto.

    Vejam seus comentários no link http://franselmo.blogspot.com/2011/09/polemica-sobre-utilizacao-do-botox-e.html

    ResponderExcluir